sexta-feira, 23 de setembro de 2011

I SEMANA BÍBLICA

4º ENCONTRO
TEMA: "A ORAÇÃO E A LUTA VENCEM O INIMIGO" (Ex 17, 8 -16)
Denilson (religioso-irmão da congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora)


Depois da falta de água e da fome, os israelitas tem que enfrentar os amelecitas, e os enfrentam com a luta e a oração. É assim que Moisés organiza o ataque, mandando Eliseu com seus homens combater Amalec enquanto fica no monte na intercessão. Quando Abraão levanta os braços o povo de Deus vence e quando seus braços se abaixavam pelo cansaço, seu povo perdia.
Essa passagem é um excelente exemplo para nós de que nossas lutas devem ser animadas com a oração. Essas duas frentes devem estar sempre juntas (como que duas asas) no combate das dificuldades de nossas vidas e das nossas comunidades. Oração e ação não podem ficar separadas, pois a  luta com Deus sempre acha o seu caminho, o caminho da vitória.
O povo de Israel dá mostras de que eles não confiam apenas em suas próprias forças, mas confiam em Deus e, Sua força, acompanha o seu povo. Assim, o pequeno derrota o poderoso, o fraco derrota o forte.
E como podemos estar mais com Deus e em Deus na oração?
Participando assiduamente da Eucaristia e gastando mais tempo com a sua Palavra de Deus. 
Uma prática que a santa mãe igreja no ensina é a leitura orante da bíblia (lectio divina) através de quatro passos. Após lermos a Palavra, devemos nos perguntar:
  1. O que o texto diz em si?
  2. O que o texto diz para mim?
  3. O que o texto me faz dizer a Deus?
  4. O que o texto me leva a mudar o mundo?
São Jerônimo disse:"Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo."
 As adolescente são presença garantida todas as noites:


Nenhum comentário:

Postar um comentário