quinta-feira, 22 de setembro de 2011

I SEMANA BÍBLICA

3º ENCONTRO
TEMA: "A SEDE LEVA O POVO A TENTAR SEU DEUS" (Ex 17, 1 -7)
Frei Robson (Vigário de Iúna)


Outra vez o problema da água assola o povo de Deus e, outra vez esse povo se volta contra Moisés, este lembra que murmurar era colcar à prova o seu Deus.
Será que a experiência em Mara não serviu para o povo aprender nada, como confiar em seu Deus? Parece que não, pois bastou mais uma tribulação para que Israel esquecesse de tudo que o Senhor já tinha feito até aquele momento em favor deles.
Infelizmente, esse episódio se repete em nossas vidas, muitos de nós quando passamos por um momento de aridez, uma tribulação, uma perda, começamos a reclamar de Deus e, como Israel até nos questionamos: " O Senhor está ou não no meio de nós?" (Ex 17, 7). Precisamos ainda ter consciência que, com essa lamúria e reclamação que proferimos, corremos o risco de não chegar á "Terra Prometida".
Ao contrário do questionamento que o povo de Deus fez sobre a Sua presença (v. 7), nós em nossas Santas Missas respondemos " Ele está no meio de nós" e mais, "O nosso coração está em Deus". Mas não nos esqueçamos também que para nossa salvação "Demos glórias ao Senhor, nosso Deus", mais ainda, "É nosso dever(...)".
Esse é o exercício que temos que fazer, trocar a lamúria pelo louvor; a reclamação pela adoração, por glórias a Deus.
O episódio de Meriba conta que o problema da falta de água foi resolvido quando Deus manda Moisés ferir a pedra com o seu cachado e dali fluiu a água que matou a sede do povo. Temos, também nós, essa graça de nos achegarmos a Jesus, verdadeira rocha do qual brota um rio de água viva que satisfaz definitivamente nossa sede. Sede essa que não é simplesmente física, mas espiritual. Sede do infinito. Foi isso que Ele disse para a Samaritana no poço de Sicar (Jo 4, 10).
Quando surge algum problema devemos nos achegar a Deus e não tomar a atitude errônea do povo no deserto que se rebelou contra Deus, duvidando da Sua presença, do cuidado de Deus que já tinha agido em favor do povo em outras situações. O que precisamos aprender durante a caminhada das nossas vidas, é que a solução dos nossos males está acessível porque o Senhor é conosco, pois ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS!






Nenhum comentário:

Postar um comentário