domingo, 25 de setembro de 2011

I SEMANA BÍBLICA

5º ENCONTRO
TEMA: "FAMÍLIAS SE ENCONTRAM PARA UM PROJETO COMUM E O CAMINHO DA PARTICIPAÇÃO PASSA PELA DESCENTRALIZAÇÃO" (Ex 18, 1 - 27)
Irmã Neli (Congregação das irmãs Milicianas de Cristo)

Jetro, sogro de Moisés, reúne a família dele (esposa e os dois filhos) e vai ao seu encontro quando sabe da vitória que Deus Javé conquistou para os israelitas. Há uma alegria nesse encontro, há uma acolhida festiva (vv. 1 - 7)
E nós, como estamos recebendo os nossos? Como estamos nos acolhendo? E como nossas famílias tem acolhido a Palavra de Deus?
Moisés informa seu sogro sobre o Êxodo e a caminhada, e alegra-se pela libertação do povo e reconhece a grandeza de Deus (vv. 8 - 12).
Será que os de nossas famílias sentam juntos ao final do dia para conversar? Para perguntarmos uns aos outros como foi o seu dia? Lembramos de Deus nas conquistas e no dia-a-dia?
Olhando essa passagem do Êxodo e nossa realidade atual podemos nos perguntar como comemoramos os grandes acontecimentos de nossa caminhada. Onde e quando reconhecemos Deus nessas situações?
Nos versículos de 13 a 27, Jetro observa as atitudes do genro que centralizava tudo nele e se preocupou com sua saúde. Então, o sogro apresenta uma solução de descentralização do poder.
Nossas famílias acabam agindo como Moisés, onde um só toma as decisões e carrega o fardo sozinho não abrindo espaço para que o outro entre.
Também nossas comunidades tem carência de líderes que saibam fazer essa descentralização das obrigações. Só que antes de gerenciarmos qualquer coisa, precisamos aprender a gerenciar nossa própria vida primeiro, sendo organizados e nos aperfeiçando cada vez mais. Aprender a observar as situações como Jetro e nos tornar um líder servidor. Enxergar os problemas sim, mas também apresentar soluções, dando nossa parcela e depois nos retirarmos e deixar que o outro siga.
Irmã Neli convida o casal que estava completando 58 anos de casados, Dona Amélia e Sr. Augusto, para as merecidíssimas homenagens e parabéns. Deus seja louvado por essa união duradoura e fecunda. 
Sr. Augusto e Dona Amélia, parabéns pelo grande exemplo de amor e de dedicação que vocês são para todos os casais de nossa paróquia. Deus continue abençoando vocês e toda a sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário