quarta-feira, 21 de setembro de 2011

I SEMANA BÍBLICA

2º ENCONTRO
TEMA: "O POVO DE DEUS DIANTE DA FOME (Ex 16, 1 -36)
Padre Thiago (Pároco de Iúna)
Após o problema da água, o povo se depara com a falta de alimento. O povo volta-se contra Moisés e Aarão e mais uma vez começa a lamentar. Há em Israel um sentimento de decepção que esperava uma vida melhor que a do tempo da escravidão.
O povo de Deus não entendia o significado da prova que estavam passando e a murmuração é algo constante. Surge, então, um questionamento: O que é melhor? Continuar escravo com abundância de comida ou ser livre no deserto e passar fome? Há uma crise: Egito ou deserto? Escravidão ou liberadade? A preocupação com a sede e com a fome faz Israel esquecer da esperança que nutria no tempo em que era oprimido.
Mas a falta de alimento no deserto é motivo da manifestação da glória de Deus, que intervém após a súplica de Moisés mandando o maná ( = o que é isto?). O maná que nutre o povo também terá outro sentido, o do que o povo precisa obedecer ao seu Deus e confiar em sua palavra. O Senhor lhes promete o alimento diário, demostrando assim todo o seu cuidado com o povo.
Deus quer com essa prova da fome e doação do maná que seu povo pratique a fé Nele e que entenda que o pão material não é a meta, mas sim a fome do Sagrado, fome de uma vida de sentido que só encontramos Nele. 
O Senhor não se preocupa em matar apenas nossa fome de pão, mas também da fome de felicidade, de plenitude que se encontra Nele. "Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus", disse Jesus. (Mt 4, 4)
O próprio Cristo disse que Ele é o pão da vida (Jo 6, 35).

Nenhum comentário:

Postar um comentário