terça-feira, 20 de setembro de 2011

I SEMANA BÍBLICA

1º ENCONTRO
TEMA: "O POVO DE DEUS NO DESERTO (Ex 15, 22 - 27)
Padre Bruno (Paróquia de Itapemirim)

A saída do povo do Egito é marcada pela clara intervenção divina. Deus, com sua mão forte, liberta Israel da opressão.
O povo não se salva sozinho, ele é liberto por Deus e se torna pertença Dele. Israel reconhece a ação de Deus.
O caminho do povo no deserto é um processo do medo para fé nesse Deus. Esse também é o caminho que precisamos fazer hoje: trocar o 

medo pelo temor de Deus e eu só posso crer em quem amo e respeito.
E por que Deus leva o povo para o deserto e o coloca à prova? Porque o deserto apesar de ser um lugar muito perigoso e desolado, também é um lugar de purificação, do encontro com Deus. O deserto não é somente um local geográfico, mas um lugar espiritual. No deserto Deus se manifesta e faz aliança com Israel e este reconhece o Senhor como o seu Deus.
Nós também, hoje, precisamos voltar ao "deserto" para nos dar conta que somos necessitados e dependentes de Deus. 
No deserto Deus cuidou de Israel e no deserto da desolação que vivemos nós também sentimos esse carinho de Deus.
O deserto não é a meta, é um lugar, uma situação que precisamos atravessar. A meta é a terra prometida: a eternidade com Deus. Assim também é a nossa vida, vamos passar pelos "desertos" e chegar em nosso objetivo final. Basta se deixar cuidar por Deus. Se o deserto é o lugar onde se encontra Deus, precisamos fazer de nossos "desertos" um lugar de encontro com Ele.
O Senhor prova o seu povo no deserto. É na hora da provação que realmente conhecemos nós mesmos e Deus conhece a fundo o coração do homem. Na provação é que damos mostras se somos ou não fiéis a Deus. A prova no deserto serve para o povo de Deus expressar a fé no Senhor que salva, que o acompanha, que garante o caminho e que cuida do futuro.
A primeira prova são as águas de Mara (a água amarga). O povo diante dessa situação, lamenta com Moisés que interecede a Deus e consegue nessa intervenção que o Senhor aja.
Nas provas Deus sempre ensina que o povo deve O ouvir sempre, guardar os seus mandamentos e cumprí-los. 
Em Mara, Deus se manifesta como Aquele que cura. O único que pode curar Israel. Assim também acontece conosco, com a graça de Deus nossas "águas amargas" também se tornam doces. 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário